Regulamento

~ Informações ~

1. Descrição

A São silvestre da Figueira da Foz é um evento promovido pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e organizado pela Last Lap Eventos e Comunicação Lda.

No dia 11 de janeiro de 2020 irá realizar-se a São Silvestre da Figueira da Foz, que se caracteriza pelo percurso único, ao início da noite, onde os participantes vão poder passar a Ponte Edgar Cardoso a correr ou caminhar, disfrutando de uma paisagem magnifica sobre a Figueira da Foz e a Foz do Rio Mondego.

Este evento é orientado para toda a família e de todas as idades, seja qual for a condição física de cada um. Teremos uma Corrida de 10km, uma caminhada de cerca de 5km e uma Kids Race destinada aos mais pequenos até aos 12 anos.

2. Data / Hora / Distância / Local / Idade participação

2.1. Corrida 10 km
  • Data: 11 de janeiro 2020
  • Hora: 18H30
  • Distância: percurso com 10km
  • Idade mínima: 18 anos à data do evento
  • Partida: Praia da Cova
  • Chegada: Paços do Concelho da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
2.2. Caminhada
  • Data: 11 de janeiro de 2020
  • Hora: 18H30
  • Distância: percurso com aproximadamente 5 km
  • Idade mínima: 13 anos à data do evento
  • Partida: Praia da Cova
  • Chegada: Paços do Concelho da Câmara Municipal da Figueira da Foz
2.3. Kids Race
  • Data: 21 de janeiro de 2020
  • Hora: 15H00
  • Distância: percursos de acordo com o escalão etário
  • Idades: dos 5 aos 12 anos
  • Partida: Paços do Concelho da Câmara Municipal da Figueira da Foz
  • Chegada: Paços do Concelho da Câmara Municipal da Figueira da Foz

3. Inscrições

Os participantes poderão inscrever-se individualmente ou em equipa através da plataforma de inscrições disponibilizadas no site oficial do evento www.saosilvestrefigueiradafoz.pt

3.1. Inscrições de Equipa

As inscrições de equipa ou grupo implicam a existência de um responsável. Este elemento será o contacto em todo o processo de inscrição e no levantamento dos kits de atleta (ver ponto 3.5).

3.2. Limite de inscrições

As inscrições encerrarão automaticamente, assim que se atingirem os 2.500 inscritos.

3.3. Prazos e valores de inscrição
Corrida 10km
Caminhada 5km
Kids Race

Para inscrições realizadas depois do dia 6 de janeiro a organização não garante um dorsal personalizado e será atribuído um dorsal numérico.

3.4. Locais de inscrição
3.5. Kit de Atleta
  • As inscrições da Corrida 10km incluem t-shirt técnica e dorsal, com respetivo chip para cronometragem de tempo e classificação oficial, assim como ofertas de parceiros.
  • As inscrições da Caminhada e Kids Race incluem a t-shirt técnica e o dorsal, assim como, as ofertas dos parceiros.
  • O dorsal de cada participante será personalizado com o Nome e Apelido indicados no ato da inscrição.

4. Condições de Participação

  • A participação neste evento está aberta a todos os interessados, desde que corretamente inscritos, de acordo com o presente regulamento.
  • Por razões de segurança, não é permitida a participação nas provas em cadeira de rodas, patins, skates, bicicletas, com carrinhos de bebés, animais ou outros meios mecânicos que a organização considere inapropriados.
  • O direito a receber todas as contrapartidas incluídas no valor da inscrição será exercido nos locais definidos pela organização.
  • Os participantes da Corrida 10km terão de se fazer acompanhar do seu dorsal com chip no dia da prova, caso contrário não poderão participar.
  • Os participantes da Caminhada e Kids Race, terão de ser fazer acompanhar do seu dorsal no dia da prova, caso contrário não poderão participar.
  • A inscrição na prova é pessoal e intransmissível. Não se aceitam devoluções, independentemente da causa ou da importância paga no ato de inscrição.
4.1. Entrega de T-shirts
  • Aos participantes que não indiquem no momento da inscrição o tamanho da t-shirt oficial da prova, a organização reserva o direito de atribuir um tamanho de acordo com a disponibilidade de stock.
  • Apenas terão direito à t-shirt oficial da prova, aqueles que efetivamente concluíram a inscrição e que procedam à sua recolha nos dias estabelecidos pela organização.
4.2. Marcas dos Atletas
  • A organização reserva o direito de, na entrega do kit de atleta, solicitar aos participantes inscritos um comprovativo da sua marca numa prova homologada de 10km ou Meia Maratona (que tenha sido obtida nos últimos 12 meses).
  • Depois de indicar a sua marca nos 10km ou Meia Maratona, a organização irá determinar a caixa de tempo em que cada participante vai realizar a partida.
4.3. Partidas e Tempo de Prova
  • A partida da Corrida 10km estará organizada por caixas de tempos, podendo aceder às zonas correspondentes exclusivamente os corredores a respetiva caixa de partida indicada no dorsal.
  • As caixas de partida da Corrida 10km são: Sub40, Sub50, Sub60 e mais 60 minutos.
  • A partida da Caminhada não estará organizada por caixas de tempos e será por ordem de chegada.
  • A partida da Kids Race, será realizada por faixa etária.
  • Os participantes da Corrida 10km e Caminhada terão de terminar a prova num período máximo de duas horas, sendo a meta encerrada às 20H30.

5. Percursos

5.1 Descrição
Corrida 10km

Partida na Praia da Cova da Gala, seguindo pela Avenida Remígio Falcão Barreto e Avenida 12 de julho.

Entrando em sentido contrário ao transito pela Ponte dos Arcos e logo de seguida pela Ponte Edgar Cardoso, saído no final para a N-111 em direção à Rotunda da “Entrada na Cidade”.

Antes do posto de combustíveis da BP, seguir pela Avenida Saraiva de Carvalho, passando pelo pórtico de meta e continuando na Avenida Foz do Mondego, seguindo pela Avenida de Espanha, Avenida 25 de Abril, fazendo o retorno sensivelmente a meio da Avenida do Brasil seguindo para a meta situada na Avenida Saraiva de Carvalho, junto à entrada da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Caminhada 5km

Partida na Praia da Cova da Gala, seguindo pela Avenida Remígio Falcão Barreto e Avenida 12 de julho.

Entrando em sentido contrário ao transito pela Ponte dos Arcos e logo de seguida pela Ponte Edgar Cardoso, saído no final para a N-111 em direção à Rotunda da “Entrada na Cidade”.

No posto de combustíveis da BP, seguir pela Avenida Saraiva de Carvalho e terminando junto à entrada da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

5.2 Abastecimentos
Corrida 10km
Abastecimento 1
2,5 km: Líquido
Abastecimento 2
5 km: Líquido
Abastecimento 3
Meta: Líquido
Caminhada 5km
Abastecimento 1
2,5 km: Líquido
Abastecimento 3
Meta: Líquido

6. Entrega do Kit de Atleta

Data de Entrega:
10 e 11 de janeiro de 2020

Locais e horários:

  • dia 10 de janeiro das 10 às 20h – Centro Comercial Foz Plaza 
  • dia 11 de janeiro das 10 às 15h – Centro Comercial Foz Plaza 

Levantamento do kit de atleta:
deve apresentar o comprovativo de confirmação da inscrição (bilhete), recebido na caixa de email após pagamento, e o documento de identificação (BI, cartão cidadão ou carta de condução)

No caso de levantamento em nome de outro, deverá apresentar uma declaração do participante em causa a autorizar o levantamento e o respetivo bilhete.

As t-shirts são limitadas ao stock existente.
Caso se verifique rutura de stock em algum dos tamanhos das t-shirts, a organização proporá ao participante um tamanho alternativo.

A todos os participantes que terminem a prova, após a passagem pela meta, será oferecido uma medalha alusiva ao evento, fruta, água e ofertas diversas dos parceiros.

7. Kits não levantados

  • Todos os Kits de Atletas pagos e não levantados, estarão disponíveis, até dia 20 de janeiro de 2020.
  • Para obter o Kit de Atleta não levantado deverá contactar a organização. Todas as despesas de envio estarão a cargo do participante.

8. Acesso à partida

A Organização irá disponibilizar transporte para a zona de partida através de autocarros.

Os participantes que desejem transporte para a zona de partida, devem mencionar o horário que pretendem no ato de inscrição.

O local de recolha será na Avenida Saraiva de Carvalho, junto à Câmara Municipal da Figueira da Foz e a entrega será junto ao estacionamento da Praia da Cova.

Os horários disponíveis são:

  • 16h45
  • 17h15
  • 17h45

9. Cronometragem

  • Será efetuada por intermédio de chips colocados no dorsal correspondente de cada participante.
  • O participante é responsável pela verificação e colocação correta do seu dorsal com chip.
  • O uso incorreto do dorsal com chip implica não aparecer na classificação oficial da prova.

10. Roupeiro

  • A organização disponibiliza um local situado na zona de partida/meta para que os participantes possam deixar os seus pertences.
  • A identificação será feita pelo número do dorsal.
  • A organização não se responsabiliza por perda ou extravio dos pertences dos participantes.

11. Balneários

  • A organização disponibilizará uma zona de balneários acessível a todos os participantes.
  • Na zona da Torre do Relógio e na Escola de Cristina Torres.

12. Assistência de emergência

A organização irá dispor de todos os meios de emergência médica adequados, com ambulâncias distribuídas ao longo do percurso e tendas de assistência na zona de meta.

13. Controlo anti-doping

O controlo anti-doping poderá ser efetuado de acordo com a normativa vigente da IAAF.

14. Classificação e prémios

  • Na Corrida 10km, será realizada a classificação geral individual absoluta e por escalões etários, feminina e masculina, que ficará disponível no site da prova.
  • A classificação individual por escalões etários não é passível de reclamação.
  • As classificações provisórias serão divulgadas após a conclusão da prova. A partir do dia 4 de janeiro, todas as classificações tornam-se definitivas.
  • A Caminhada e Kids Race não tem carácter competitivo e não terá classificação.
14.1 Escalões

Juniores – Masculinos e femininos nascidos entre 2000 e 2001
Seniores – Masculinos e femininos nascidos entre 1985 e 1999
V35 – Masculinos e femininos dos 35 aos 39 anos
V40 – Masculinos e femininos dos 40 aos 44 anos
V45 – Masculinos e femininos dos 45 aos 49 anos
V50 – Masculinos e femininos dos 50 aos 54 anos
V55 – Masculinos e femininos dos 55 aos 59 anos
V60 – Masculinos e femininos com mais de 60 anos

Para os escalões juniores e seniores são considerados o ano civil em que os participantes atingem as idades estipuladas, a partir de 1 de janeiro. Relativamente aos participantes Veteranos, a categoria terá em consideração a idade do participante no dia do evento.

KIDS RACE

Até aos 6 anos*
Dos 7 aos 9 anos
Dos 10 aos 12 anos

*Neste escalão, os atletas poderão ser acompanhados por um adulto.

14.2 Prémios

Os prémios serão entregues no dia da prova.

  • Aos 3 primeiros individuais masculinos e femininos da classificação geral absoluta da Corrida 10km.
  • Ao primeiro classificado masculino e feminino de cada escalão etário.

Cada premiado receberá um troféu personalizado com a prova realizada e a sua classificação.

15. Desqualificações

O serviço médico da competição, bem como qualquer juiz-árbitro da Associação de Atletismo de Coimbra, estão habilitados para retirar de prova qualquer participante que:

  • Manifeste mau estado físico.
  • Não realize o percurso completo.
  • Não tenha dorsal, ou este não seja visível.
  • Esteja a correr com o dorsal ou chip de outro atleta.
  • Manifeste comportamento antidesportivo.

16. Seguro

A organização da prova assegura a todos os inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no D.L. 10 / 2009.

17. Responsabilidade

  • A responsabilidade da participação no evento pertence aos participantes. No momento da sua inscrição, o participante, assume encontrar-se fisicamente apto para o evento.
  • A organização declina toda a responsabilidade dos danos que os participantes possam sofrer durante a prova, quer sejam provocados pelos próprios ou por terceiros, desde que não resulte de responsabilidade da organização do evento.
  • A idade mínima de participação na Corrida10km é de 18 anos, segundo o regulamento geral de competições da FPA – Federação Portuguesa de Atletismo.

18. Cancelamento do evento

  • O cancelamento do evento pode ocorrer devido a fatores externos à organização: catástrofes naturais, greves, manifestações, impossibilidade de usar as vias de circulação de trânsito, telecomunicações, restrições do governo, nova legislação, entre outros.
  • Nestes casos, a organização reserva-se o direito de, até aos 30 dias seguintes à data prevista para a realização do evento, apresentar data alternativa para realização do mesmo, ou, não sendo possível, apresentar eventuais medidas compensatórias resultantes do cancelamento.

19. Política de privacidade e segurança

  • Os dados recolhidos para efeitos de inscrição na São Silvestre da Figueira da Foz são geridos pela empresa prestadora do serviço de inscrições, seguindo a sua politica de Privacidade e Proteção de Dados, que está disponível para consulta no site da prova. Aos inscrever-se, os participantes assumem conhecer e aceitar a sua Política de Privacidade e Proteção de Dados.
  • O tratamento de dados para comunicação sobre o evento em que se inscreve ou comunicação de outros eventos desportivos da Câmara Municipal da Figueira da Foz é opcional e está sujeito a consentimento específico e expresso no formulário de inscrição do evento, em conformidade com a Diretiva 95/46/CE de 27 de abril de 2016.
  • É garantido aos participantes, nos termos da mesma lei, o acesso aos seus dados, podendo solicitar por escrito junto da organização a sua atualização, correção ou eliminação, através do email gestao.dados@lastlap.pt

20. Cedências dos direitos de imagem

O participante, ao proceder à inscrição, autoriza, de forma gratuita e incondicional, a cedência à Câmara Municipal da Figueira da Foz e aos seus associados, os direitos de utilização da sua imagem tal como captada nas filmagens que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais de apoio.

21. Aceitação dos termos

Todos os participantes ao fazer a inscrição na São Silvestre da Figueira da Foz aceitam o presente regulamento e em caso de dúvida ou surgimento de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar a organização.

22. Casos Omissos e Reclamações

As reclamações e casos omissos serão alvos de avaliação e decisão, por parte do Diretor de Prova no caso de situações de foro desportivo, ou da Câmara Municipal da Figueira da Foz nas restantes situações.

23. Informações de contacto